Retrospectiva Energia Solar 2017

A preocupação com o meio ambiente e a busca pela diversificação da matriz elétrica, impulsiona a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a fonte solar. O ano de 2017 foi muito relevante para energia solar no Brasil e no mundo, fornecendo evidências de que o mercado de geração distribuída fotovoltaica é promissor. Neste artigo selecionamos os fatos que mais marcaram o setor neste ano que se passou.

TAXA DE CRESCIMENTO

O Mercado de Geração Distribuída vem crescendo cerca de 300% ao ano, desde 2014. Em 5 meses do ano o setor de Geração Distribuída Fotovoltaica movimentou mais de R$ 450 milhões. A estimativa feita pelo setor coloca o país entre os 30 principais geradores dessa fonte de energia no mundo. A expectativa de 2018 ser um ano recorde para o mercado fotovoltaico, puxado pelo crescimento da energia solar no mundo graças a redução dos custos e incentivos governamentais. Pela primeira vez o crescimento na energia solar foi mais rápido que qualquer outra fonte de energia, incluindo o carvão.

TAXA DE IMPLANTAÇÃO

O Brasil possui uma das melhores condições no mundo para geração de energia solar, segundo estimativas do governo, a tendência é que este mercado movimente R$ 100 bi até 2030. De acordo com o Portal Solar existem aproximadamente 1.500 empresas de energia fotovoltaica ativas, o mercado de integração é composto de 74,16% das empresas com menos de dois anos de atuação, indicando uma fortíssima inserção de novos players. Atualmente apenas 20,97% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um único sistema fotovoltaico conectado à rede, isso quer dizer que a inserção de energia solar fotovoltaica no país ainda é baixa e com forte capacidade de expansão.

TAXA DE EMPREGABILIDADE

Com base no relatório Energia Renovável e Emprego – Revisão Anual 2017, da IRENA, o setor de energia renovável empregou 9,8 milhões pessoas, direta e indiretamente.  A  maior parte dos empregos se concentra na China, no Brasil, nos Estados Unidos, na Índia, no Japão e na Alemanha.  Nesse relatório ainda podemos observar que a energia solar fotovoltaica foi a maior empregadora, com cerca de 3,1 milhões de empregos.

FEIRAS

Intersolar South America

Em São Paulo, tivemos a 5ª edição Intersolar South America que tem eventos em quatro continentes. A Intersolar é hoje a maior feira mundial para o setor de energia solar e seus parceiros. A feira consolida as tecnologias voltadas ao mercado, e promove importantes discussões  sobre energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, armazenamento de energia e tecnologias termo-solares.

II Expo Solar – Feira Internacional de Tecnologia Solar

Trouxe a apresentação de tecnologias brasileiras e internacionais, que encontraram muitas possibilidades de desenvolvimento, projetando um grande crescimento, tanto nas tecnologias de aquecimento solar, quanto nas de energia Fotovoltaica.

EnerSolar + Brasil

A EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, que apresenta as mais recentes tecnologias, produtos e serviços dos segmentos de energia solar, fotovoltaica, eólica e biomassa, tratando também de assuntos relacionados à Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia (GTDC).

Brasil Solar Power

O evento oficial do setor fotovoltaico brasileiro fomentou as principais questões sobre o desenvolvimento da fonte no país, tanto em Geração Centralizada quanto em Geração Distribuída. Feito sob as concepções dos principais executivos e autoridades do setor. Contou com um congresso de altíssimo nível, e um evento que proporcionou a feira de negócios com a presença de importantes players nacionais e internacionais.

DESTAQUES DE INOVAÇÃO

Blocos de vidro que geram energia solar

O Solar “Squared” foi divulgado no segundo semestre de 2017, os blocos de vidro que geram energia elétrica a partir da energia solar, através de pequenas células solares. Com isso, além da geração de energia elétrica, eles ainda proporcionam economia com iluminação e conforto térmico. Esse tipo de inovação de materiais na construção promete muito para os próximos anos.

Telhas Solares

A Telha é, basicamente, um mini painel solar que representa o primeiro resultado da união entre a SolarCity e a Tesla Motors. Essa união idealizou o desenvolvimento de um plano de integração energética para prédios e trará ainda muita inovação de materiais para a indústria da construção.

MotorHome

O MotorHome é basicamente um carro elétrico que funciona a bateria, com o usuário podendo usar a energia do sol para reabastecer o conjunto de baterias de seu automóvel e seguir viagem. A durabilidade da bateria é de até 200 quilômetros, sendo considerando todo o peso das malas e material de camping.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s