Passo a passo para ter energia solar em casa

Com a conta de luz cada vez mais cara e os problemas do Brasil em administrar a geração de eletricidade, ter energia solar em casa se torna uma das melhores opções. Além de proporcionar economia e praticidade, os chamados painéis fotovoltaicos protegem o meio ambiente e concedem outras vantagens únicas, como a possibilidade de quase zerar os custos com consumo de energia.

Se você tem interesse em investir na energia solar para sua casa, confira o passo a passo que preparamos, logo abaixo. Vamos lá!

1. Considere o sistema de aquecimento solar

Relativamente simples e mais barato do que gerar energia para a casa inteira, o sistema de aquecimento solar pode ser o seu primeiro passo rumo à eficiência energética.

Como o chuveiro elétrico é um dos itens que mais gastam energia em casa — podendo ser responsável por R$ 20 ou mais na conta de luz —, o resultado do uso do sistema é uma economia considerável. A vantagem é que seu investimento inicial é menor, uma vez que seus componentes são produzidos nacionalmente, diferente do material do sistema fotovoltaico.

2. Faça um estudo do consumo mensal de energia

Se o aquecimento solar não é suficiente e você acha que pode investir em medidas melhores para economizar energia, o sistema fotovoltaico é uma opção mais cara, mas também mais vantajosa.

Nesse caso, é essencial realizar um estudo com as últimas contas de luz da casa. Após ser feita a análise das contas dos últimos 12 meses — pelo menos —, será possível saber a quantidade ideal de painel fotovoltaico para suprir a energia consumida.

Em casos de você não possuir a referência de contas de luz anteriores, é importante que você faça o cálculo de consumo de energia levando em consideração os eletrodomésticos que possui.

3. Avalie a incidência do sol na residência

O sol, como é de se imaginar, é a fonte de energia dos painéis fotovoltaicos, e sua incidência direta no painel é crucial. Por isso, escolher bem o local onde do painel será instalado faz toda a diferença.

O ideal é que o lugar seja amplo e fresco, evitando que os painéis superaqueçam com o calor do sol. Isso garante que o equipamento não perca parte de sua capacidade precocemente.

4. Estude o retorno do investimento

Avaliar o custo do painel fotovoltaico e o retorno do investimento é fundamental para fechar um bom negócio. Em se tratando do Brasil, a principal vantagem é que esse retorno costuma vir em pouco menos de 6 anos, devido à alta incidência solar anual.

O ideal é que o painel fotovoltaico supra a média mensal de consumo completamente, para garantir que o retorno de investimento seja mais rápido e realmente proveitoso. Porém, sistemas menores e mais baratos também podem ser bem aproveitados.

Por isso, considere a questão: você quer suprir completamente o consumo ou investir em um sistema menor, preparado para cobrir apenas uma parte do gasto de energia?

5. Comprometa-se com um mundo mais sustentável

O seu compromisso com o meio ambiente é um dos pontos a ser analisado, antes de decidir por ter energia solar em casa.

Se você acredita na importância das medidas sustentáveis, pensando, principalmente, na qualidade de vida das próximas gerações, o painel fotovoltaico será um dos seus grandes companheiros de luta.

6. Procure profissionais especializados

Preparados para te auxiliar na análise de todos os pontos já apontados, os profissionais que trabalham diretamente com os painéis fotovoltaicos são os únicos que podem te tirar dúvidas e te dar dados mais concisos sobre o orçamento e instalação.

Além disso, apenas eles podem te fornecer um projeto de engenharia do sistema fotovoltaico seguro, evitando erros que podem danificar o equipamento. A aprovação junto à distribuidora de energia também só é possível através de um bom projeto, realizado por profissionais capacitados.

Está interessado? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre energia solar em casa, desde o projeto até o processo de instalação e o retorno financeiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s