Conheça as vantagens da energia solar fotovoltaica

Ao longo das últimas décadas, a preocupação com as mudanças climáticas fez com que as pessoas começassem a usar fontes renováveis para gerar energia elétrica. O uso dessas fontes é incentivado por alguns governos e objeto de pesquisa ao redor do mundo.

A energia solar é abundante e está disponível de graça todos os dias. No entanto, em alguns países (como o Brasil), o seu uso está bem abaixo de seu potencial máximo. Então, será que essa fonte é mesmo confiável e vale a pena investir nela?

Este texto mostrará cinco vantagens da energia solar que você deve considerar. Confira!

1. Redução no consumo de energia

Os painéis fotovoltaicos trabalham transformando a luz do sol em energia elétrica. Dessa forma, parte da eletricidade utilizada na residência é gerada por ela mesma, através dos painéis instalados.

Caso a geração de energia elétrica exceda o consumo da residência, ela pode aumentar ainda mais a economia. Se for usado um sistema “off-grid”, a energia excedente pode ser armazenada em baterias. Já no sistema “on-grid” não há reservas e a energia excedente é direcionada para a rede da concessionária, gerando crédito.

Este sistema está regulamentado atualmente pela Resolução Normativa 687 da ANEEL. Ela determina os limites de capacidade de geração dos dois tipos de sistema que podem se beneficiar da compensação: microgeração (até 75 kW) e de minigeração (acima de 75 kW e até 5 MW).

Esta resolução também define um prazo para a utilização dos créditos (60 meses), e as formas como eles podem ser utilizados. Além de gerar créditos para sua propriedade com o sistema gerador, o beneficiado pode fazer uso de:

  • Autoconsumo remoto: o usuário utiliza o crédito gerado em uma de suas propriedades em outra em seu nome;
  • Geração compartilhada: pessoas físicas ou jurídicas formam consórcios ou cooperativas para utilizarem os créditos provenientes de uma unidade consumidora com sistema de geração;
  • Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (condomínio solar): as unidades consumidoras presentes na mesma propriedade, ou em propriedades contíguas, recebem uma fração dos créditos determinada pelos condôminos. A área comum do condomínio é uma unidade consumidora distinta das demais.

2. Retorno financeiro

Um dos motivos que afastam as pessoas do uso de energia solar em casa é a ideia que isso demanda um alto investimento que pode não valer a pena.

Na verdade, o investimento é pago por meio da economia na conta de luz e há até formas de financiamento para quem quer realizar este investimento.

A vida útil de um painel fotovoltaico é de pelo menos 25 anos, sendo que há  muitos modelos que passam disso. O seu retorno do investimento deve vir entre 4 e 8 anos, menos de um terço da vida útil!

O custo de manutenção é muito baixo. Os painéis só precisam ser limpos com água periodicamente, assim, a manutenção do sistema acaba representando algo em torno de 1% do investimento total ao longo de sua vida útil.

3. Valorização do imóvel

Além da economia de energia proporcionada, a instalação de módulos fotovoltaicos também aumenta o valor do imóvel.

No estado da Califórnia (EUA), por exemplo, os painéis fotovoltaicos adicionam um valor de até 4U$/W instalado ao imóvel. Lá, estes sistemas custam só um pouco mais do que 4U$/W, o que significa que o proprietário pode ter o retorno quase completo do seu investimento ao vender um imóvel.

4. Sustentabilidade ambiental

Os painéis fotovoltaicos são excelentes geradores de energia limpa, pois não produzem resíduos poluentes, e, além disso, a luz solar substitui parte da força que viria de fontes não-renováveis e poluentes.

Apesar do fato de a matriz de energia elétrica brasileira ter um percentual elevado de hidrelétricas que também têm baixo índice de emissão de poluentes, ao utilizarmos a energia solar, um certo volume de água será poupado nas hidrelétricas, evitando o acionamento das usinas térmicas, que têm alto índice de emissão, nos períodos de pouca chuva.

Vimos que as principais vantagens da energia solar são a economia no consumo de energia e o cuidado com o meio ambiente. O retorno de seu investimento em painéis fotovoltaicos virá muito antes de você precisar trocá-los, e sua manutenção simples não te trará dor de cabeça.

Ficou interessado em ter painéis fotovoltaicos em sua residência? Para obter mais informações, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s