Entenda mais sobre sustentabilidade e energias renováveis!

O Brasil é um país que se destaca pela grande quantidade de recursos naturais que podem ser utilizados como fonte de energia. No entanto, mesmo vivendo em um país tropical, estes recursos ainda são pouco aproveitados. E eles podem reduzir consideravelmente os custos com energia de uma maneira sustentável. Pensando nisso, preparamos este post no qual iremos abordar sobre a sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, as energias renováveis, além das empresas que estão atuando de maneira de sustentável.

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Sustentabilidade é o conjunto de práticas que representam a promoção de usos dos recursos planetários, sejam eles naturais ou não, de uma maneira que não desequilibre a relação entre o meio ambiente e as comunidades humanas. Mas o que isso tudo pode significar na prática? Significa que buscamos explorar sem agredir o meio ambiente, buscando por um desenvolvimento sustentável. Um comportamento sustentável é : Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso!

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento sustentável é um desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. É um processo sócio ecológico caracterizado pela busca de um ideal comum, que trás para gerações futuras esperanças de uma melhoria na qualidade de vida e de um planeta menos degradado ambientalmente. Mas como podemos contribuir com essa causa? É simples! Podemos contribuir com atitudes que são sustentáveis para o nosso planeta, como a inserção do uso de energias renováveis.

ENERGIAS RENOVÁVEIS

A Energia renovável é aquela que se origina através de fontes naturais que possuem a capacidade de renovação, ou seja, não se esgotam. As fontes renováveis representam 81,7% da oferta interna de eletricidade no Brasil. As principais fontes de energia renováveis são as energias limpas, com nenhum ou muito pouco índice de geração de CO2 (dióxido de carbono) e outros gases do efeito estufa. São consideradas renováveis:

– ENERGIA EÓLICA

A Energia eólica é aquela gerada pelo vento. É uma energia pouco utilizada, mas é considerada importante por se tratar de uma fonte limpa, que não gera poluição e não agride o meio ambiente. Ela é gerada através de grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento, e por meio  de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. 

– HIDROELÉTRICA

A energia hidroelétrica é aquela obtida pela força das águas, essa energia é produzida pelo aproveitamento do potencial hidráulico. A energia hidroelétrica é produzida nas usinas hidrelétricas usando a força das águas dos rios.

 – ENERGIA GEOTÉRMICA 

A Energia geotérmica  é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. O calor terrestre existe nas camadas inferiores do nosso planeta, mas em algumas partes do globo está mais perto da superfície do que em outras, nesses locais em que está mais perto da superfície torna mais fácil a sua utilização.

– ENERGIA SOLAR

Energia solar é aquela proveniente do Sol, é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba! Sendo o Brasil é um dos países com maior potencial do mundo no tocante à geração de energia proveniente dos raios solares. 

grafico
Dados do Ministério das Minas e Energias – Balanço Energético Nacional de 2017 – ano base 2016.
*O gráfico acima representa os dados dos 41,5% da produção de energia brasileira

A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática mais bem sucedida e inserida nos grandes empreendimentos. Foi pensando nisso que grandes empresas adotam práticas sustentáveis e servem como bons exemplos de sucesso:

– NESTLÉ

A Nestlé tem como meta utilizar 100% de energia elétrica renovável em processos industriais, atualmente, possui 14 fábricas que já cumprem com este compromisso. A empresa aposta na eficiência em processos e na geração de energia a partir de subprodutos como é o caso do modelo de geração de vapor na unidade de Araras (SP), alimentando o processo produtivo com biomassa proveniente da borra de café.

– MRV ENGENHARIA

Uma grande construtora de Belo Horizonte, que faz obras residenciais de empreendimentos voltados a classes B e C, implantou a energia solar fotovoltaica nas suas construções.

– WALMART

O Walmart, é uma corporação multinacional americana de varejo que opera em uma cadeia de hipermercados, loja de departamentos de descontos e lojas de supermercados, e conta com 145MW de potência de energia solar instalados em 364 de seus estabelecimentos.

– APPLE

A Apple é uma empresa multinacional de tecnologia americana que projeta, desenvolve e vende produtos eletrônicos de consumo, software de computador e serviços on-line. Possuindo a Apple Campus 2, uma usina solar que fica na sua sede principal para abastecer seus Data Centers e escritórios na Califórnia.

-TARGET

A rede de varejo Target é a maior empresa nos Estados Unidos em capacidade solar fotovoltaica em suas operações. A Target já instalou 147 megawatts (MW) de capacidade solar em 300 lojas pelo EUA!

 

E você aí do outro lado, quais são as suas ações sustentáveis? Você sabe como as suas instalações contribuem com a sustentabilidade? Saiba mais em nosso próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s