OS SEIS PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Após abordarmos os indicadores de performance dos sistemas fotovoltaicos neste artigo de caráter mais técnico, voltado à otimização em uma fase de pós-venda, mudamos do cenário técnico para o econômico, buscando descrever os indicadores que são utilizados no processo de venda e podem ser determinantes para fechar mais negócios!

PROCESSO DE DECISÃO

O processo de decisão do cliente passa por uma avaliação de investimento onde inevitavelmente será realizada alguma comparação. A mais comum delas é a comparação dos benefícios entre investir em um sistema fotovoltaico ou investir em outros projetos/produtos financeiros. Mensurar os benefícios não é uma tarefa fácil, mas quando se trata do contexto financeiro, existem importantes indicadores que quantificam melhor os prós e contras de cada projeto. Neste artigo, iremos listar e explicar em detalhes os seis principais indicadores econômicos dos sistemas fotovoltaicos: VPL, TIR, Payback, LCOE, VAE e IL. Todos eles têm forte relação com o fluxo de caixa. Por isso, antes de falar de cada indicador em particular, é importante reforçar o conceito de fluxo de caixa.

FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é um procedimento utilizado para conhecer e/ou controlar as entradas e saídas financeiras de uma determinada empresa, pessoa, grupo ou investimento. Ele apresenta três componentes: o investimento inicial, as receitas e despesas, sendo avaliado dentro de um período pré-determinado, que corresponde à vida do projeto.

fluxo-de-caixa

A partir da construção do fluxo de caixa, poderemos analisar os indicadores.

VPL – VALOR PRESENTE LÍQUIDO

O Valor Presente Líquido é o indicador que calcula o valor atual de uma série de movimentos financeiros futuros, descontados a uma taxa de juros apropriada considerando o investimento inicial. O VPL indica o potencial de geração de valor, sendo calculado através da soma de uma série de fluxos de caixa, considerando desde a data zero até a data final do projeto. Observe:

equacao-vpl

INV = Investimento inicial;

R = receitas,

D = despesas;

t = índice do período de tempo;

T = Período final;

i = taxa de juros do capital (que pode ser a taxa mínima de atratividade)

No processo de tomada de decisão, observa-se que o investimento que apresentar maior VPL tem uma percepção mais favorável.

TIR – TAXA INTERNA DE RETORNO

A TIR é a taxa interna de retorno. É definida como a taxa hipotética que iguala retorno sobre o investimento ao capital investido, é calculada através da igualdade entre os fluxos de entrada e de saída de um fluxo de caixa:

equacao-tir

INV = Investimento inicial.

R = receitas.

D = despesas.

t = índice do período de tempo.

T = Período final.

TIR = taxa interna de retorno.

No processo de decisão, a TIR será comparada a uma TMA (Taxa Mínima de Atratividade). e o projeto será considerado atrativo quando a TIR for maior do que a TMA.

OBS: A TMA pode estar atrelada a rentabilidade de algum produto financeiro ou projeto específico desde que os riscos sejam semelhantes.

PAYBACK

O Payback é o tempo de retorno sobre o investimento. Equivale ao tempo no qual o projeto retorna todo o capital investido. A partir do tempo determinado como Payback, considera-se que o projeto começa a dar lucro. Para obter o payback descontado deve-se encontrar o tempo t que satisfaz a seguinte Equação:

equacao-payback

INV = Investimento inicial.

R = receitas.

D = despesas.

t = índice do período de tempo.

T = Período final.

TIR = taxa interna de retorno.

O critério de decisão que utiliza o indicador payback descontado está relacionado à preferência do investidor quanto ao tempo de retorno e quanto aos riscos do mercado. Como regra geral, quanto menor o payback, mais atrativo é o investimento.

LCOE

LCOE é o custo nivelado de energia que está sendo gerada pelo sistema fotovoltaico ao longo de sua vida útil. A sigla LCOE é a abreviação da expressão em inglês (Levelized Cost of Energy) e ele é utilizado para calcular a paridade tarifária ou equivalência com a tarifa de energia convencional (paga para a distribuidora de energia). Ele é obtido pela relação entre as despesas totais ao longo do período, incluindo o investimento inicial, e a energia total gerada ao longo do período. Observe:

equacao-lcoe

INV = Investimento inicial em R$;

Ct = Custos do SFV em R$;

Efv = Energia gerada pelo SFV em kWh;

t = índice do período de tempo em anos;

T = Período final;

i = taxa de juros do capital em %.

No processo de decisão, um LCOE menor do que o valor da tarifa indica uma

posição favorável ao investimento.

IL – ÍNDICE DE LUCRATIVIDADE

O Índice de lucratividade é um indicador percentual que relaciona o VPL com o capital investido. Na prática, o IL representa a remuneração percentual para cada unidade monetária investida. O cálculo do IL é feito desta maneira:

equaçao-il

No processo de decisão, é preferível uma alternativa que apresenta maior nível de lucratividade, desde que seja positivo.

VAE VALOR ANUAL EQUIVALENTE

O VAE é o método utilizado para comparar investimentos que possuem horizontes de tempo diferentes, porém pré-determinados. Ele representa a distribuição uniforme do VPL ao longo dos anos de vigência do investimento. O cálculo do VAE é apresentado desta forma:

equacao-vae

No processo de decisão, será mais atrativo o projeto que apresentar o maior VAE.

Agora que você, integrador, entendeu todo o processo dos fatores econômicos dos sistemas fotovoltaicos, está preparado para realizar uma abordagem no seu cliente com mais segurança. É importante destacar que alguns integradores utilizam softwares para realizar o cálculo destes fatores na hora de apresentar a proposta, junto da comparação com outras alternativas de investimento como poupança e até mesmo a renda fixa.

 

E aí, gostou?

Então curta, compartilhe e deixe nos comentários quais são os indicadores que você mais valoriza! E se mesmo depois destas explicações restou alguma dúvida, entre em contato com a gente que vamos te ajudar. E claro compartilha com a gente também o que acha importante para o tema! (=

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s