QUAL O TAMANHO DOS BENEFÍCIOS DO SEU SISTEMA FOTOVOLTAICO?

Quem investe em um sistema fotovoltaico está em busca de benefícios como economia e sustentabilidade. Benefícios que são positivos tanto individualmente quanto coletivamente. Uma vez instalado, cada kWh produzido pelo sistema corresponde a um aumento nos benefícios gerados. Informá-los para os proprietários pode ser uma forma de fortalecer o relacionamento com eles e até mesmo gerar mais negócios! E se você quer entender a importância de medir e apresentar os benefícios dos sistemas fotovoltaicos para seus clientes, confira a seguir:

Por que conhecer os benefícios de seus sistemas?



Uma pesquisa realizada pela ANEEL, em 2014, revelou que as principais intenções de compra dos interessados em sistemas fotovoltaicos eram:

– ECONOMIA 29%: Reduzir o valor pago na conta de energia;

– SUSTENTABILIDADE 45%: Consciência de utilizar uma fonte energética menos agressiva ao meio ambiente;

– INOVAÇÃO/TECNOLOGIA 19%: Sentir-se um usuário pioneiro de um sistema inovador;

– SATISFAÇÃO PESSOAL 2%: Pertencer a um grupo diferenciado e seleto na sociedade.

Quatro anos depois, a Greener, consultora especializada no mercado fotovoltaico brasileiro, fortaleceu as intenções de compra a partir da opinião de integradores. Segundo eles, 82,33% dos clientes buscam a Economia, 4,59% buscam a sustentabilidade e 0,35% buscam satisfação pessoal.

Portanto, conhecer os benefícios dos sistemas é fundamental para sucesso dos projetos! Um cliente que conhece os benefícios do seu sistema é muito mais favorável a divulgá-los a outras pessoas.

Como medir os benefícios do sistema fotovoltaico?

Há diferentes formas de medir os benefícios dos sistemas fotovoltaicos. Pensando em economia, a primeira forma é a fatura de energia. Comparando-se a fatura atual com as faturas anteriores é possível conhecer o tamanho da economia que está sendo gerada. Devido ao comportamento sazonal do consumo de energia, é interessante que a comparação seja feita sempre com mesmo mês em anos anteriores. Por exemplo: Quanto veio a fatura de março de 2018 com relação a março de 2017?

Outra forma de acompanhar os benefícios é através do monitoramento do sistema fotovoltaico. Entre outras informações ele apresenta: energia gerada, economia gerada e, também as informações de sustentabilidade (confira o post sobre sustentabilidade e energias renováveis).

Como aproveitar as informações sobre os benefícios?

Aqui está uma questão importante e que pode ser utilizada para:
1.  Fortalecer o relacionamento com os seus clientes;

  1. Aumentar os leads oriundos das indicações (e, consequentemente, aumentar as vendas também).

Um dos relatos comuns dos integradores é que os clientes costumam acompanhar o sistema nos primeiros meses ou semanas e depois utilizam muito pouco o monitoramento. Para alcançar os dois objetivos listados acima, você pode:

– Enviar um relatório para seus clientes informando o tamanho do benefício e do retorno que seus clientes estão recebendo;

– Enviar uma notificação nas datas comemorativas e/ou quando o sistema atingir um novo recorde de produção;

– Estimular o seu consumidor a compartilhar estas informações nas redes sociais;

– Aumentar as chances de o cliente indicar o seu produto/serviço através de uma premiação ou recompensa por indicação como cashback, comissão, entre outros.

Todos os sistemas de monitoramento fotovoltaico possuem algum nível de informação dos benefícios. E alguns mais avançados oferecem recursos mais completos como, por exemplo, o sistema SolarView, que possui o recurso de notificação de recordes e que realiza este trabalho por você de forma simples, fácil e rápida!
Então é isto: uma vez instalados, os sistemas fotovoltaicos podem trazer ainda mais negócios para sua empresa. Aproveite esta oportunidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s